quarta-feira, 9 de abril de 2014

Estudos na Economia Política Mutualista - Parte Um



Por Rodrigo Viana


Como prometido, estamos retornando com a série de artigos sobre o livro Estudos na Economia Política Mutualista do economista Kevin Carson. O que vemos agora é a análise completa da teoria do valor no resgate do valor-trabalho fundamentada pelo economistas clássicos e socialistas. É primeira parte do livro chamada de Fundamentos teóricos: teoria do valor, traduzida e revisada para o português.

Nesta parte Carson fundamenta a teoria do valor-trabalho desmascarando as falsas interpretações dos economistas marginalistas (sobretudo de Eugen von Böhm-Bawerk bem como de outros teóricos da Escola Austríaca) referente aos economistas clássicos, como também criticando e denunciando a versão do valor-trabalho de Karl Marx junto com seus erros basilares. Como construção teórica, Carson adiciona a teoria da utilidade marginal, embora denunciando o modo deturpado, "pró-capitalista",  que os marginalistas aplicam-na. E junto, elabora uma versão da teoria da preferência temporal para o corpo da teoria do valor-trabalho como um todo.

Essa parte do livro é composta por três capítulos:
  • O ataque marginalista à economia política clássica: uma avaliação e contra-ataque (capítulo já disponibilizado anteriormente).
  • Uma reformulação subjetiva da teoria do valor-trabalho
  • Preferência temporal e a teoria do valor-trabalho.

Nestes três capítulos Carson constrói sua teoria de forma consistente para ser usada como apoio na análise contra o capitalismo dominante. No qual veremos isso ocorrer nos próximos capítulos, uma verificação histórica da economia dos primeiros países industrializados através de uma perspectiva anarquista e anti-capitalista.

Aguardem as próximas postagens.

Segue abaixo a primeira parte do livro contendo seus três capítulos disponibilizados para ser baixado:





Rodrigo Viana escreve para o site Libertarianismo.org, Mercado Popular.com e mantém os blogs Libversiva! e A Esquerda Libertária. Siga seu twitter: @VDigo