terça-feira, 10 de junho de 2014

Exploração e os meios políticos - uma introdução



Por Rodrigo Viana

Novamente retornamos para apresentar a mais nova parte traduzida do livro Estudos na Economia Política Mutualista, de Kevin Carson. Após remodelar a Teoria do Princípio do Custo (também conhecida como Valor-trabalho) com as teorias da Utilidade Marginal e Preferência Temporal, Carson agora faz um apanhado na história analisando desde o surgimento do capitalismo e sua exploração político-econômica após a queda das estruturas feudais/ mercantilistas na Inglaterra, até o cenário de capitalismo global, sobretudo do cenário americano, de nosso dias. É nesse contexto que se inicia a segunda parte de seu livro.

A segunda parte conta com uma introdução e cinco capítulos, estando a introdução já disponível para baixar. Nessa introdução, Carson faz uma crítica feroz às visões distorcidas que Marx e Engels tinham a respeito do poder coercivo do estado em relação ao que veio ser chamado de “Acumulação Primitiva”. Ao reconhecer o poder estatal como a causa da exploração, Carson coloca em xeque o socialismo de estado de Marx e Engels e reafirma o anarquismo como destaque. Apoiando-se nos trabalhos de Maurice Dobb, Benjamin Tucker, Thomas Hodgskin, Ronald Meek e Franz Oppenheimer, Carson argumenta que o poder coercivo é o fator preponderante para o florescimento da monopolização do capital.

É deste ponto de vista que o autor nos introduz à história do capitalismo, contido em Estudos na Economia Política Mutualista. Então para aqueles que desejam conhecer novas perspectivas, quanto para os que já estão acompanhando nossas traduções, boa leitura.





Rodrigo Viana escreve para os sites Libertarianismo.orgMercado Popular.org e mantém os blogs Libversiva! e A Esquerda Libertária. Siga seu twitter: @VDigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário